Dia Internacional do Trabalhador

Assinala-se esta quarta-feira [01.05.2024] o Dia Internacional do Trabalhador. O “1º de Maio” foi instituído em 1889 pelo Congresso Operário Internacional, na cidade de Paris, para destacar as conquistas no campo dos direitos laborais e promover uma sociedade mais justa e solidária.

Instituído com o fito de sensibilizar a sociedade sobre a falta de condições de trabalho e remuneração justa, um quadro ainda por resolver em muitos países do mundo, o Dia Internacional do Trabalhador tem origem na histórica greve geral de Chicago, ocorrida a 1 de Maio de 1886.

Na ocasião, foram reivindicadas melhores condições laborais e salariais, tendo a data sido oficializada a 14 de Julho de 1989, no Congresso Operário Internacional, em Paris, contrapondo a situação que se arrastou até meados do século XIX, em que os trabalhadores viviam injustiças, maus-tratos, incertezas e falta de segurança no local de trabalho.

O contexto laboral desumanizante levou mais de 500 mil trabalhadores às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, para exigir a redução da jornada de trabalho para oito horas. A polícia, na tentativa de dispersar a manifestação, feriu e matou dezenas de operários. Ainda assim, os trabalhadores voltariam às ruas, quatro dias depois.

Actualmente, o 1º de Maio constitui uma oportunidade para dar resposta às reivindicações dos trabalhadores que vinham sendo tolhidas ao longo de muitos anos à medida que a industrialização ganhava terreno e com ela as condições deploráveis de trabalho em muitas fábricas.

Em Angola, à semelhança de muitos países, o dia 1 de Maio é Feriado Nacional.

Previous O Dia Internacional do Jazz

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados